"A curiosidade e a produção do conhecimento no homem muitas vezes supera qualquer prazer carnal, distinguindo-o dessa forma de qualquer animal" Thomas Hobbes.
Kanban e Just-in-time.
A palavra Kanban tem origem japonesa e significa cartão, ou ainda, etiqueta. É um sinalizador com instruções para a produção adequada de itens, nem mais, nem menos. Foi criado no modelo de Produção da Toyota (Produção enxuta).
Custa muito mais barato utilizar o Kanban para evitar faltas em processos de produção do que utilizar recursos tecnológicos caros, como CLP, sensores, etc.
Regras Kanban:
ü A retirada do estoque só pode ser feita quando realmente for necessário. “Ei, me adiante mais 15 latas de tinta, pois esse meio metro quadrado de parede está dando um trabalho danado!”
ü A produção de um determinado item só poderá ocorrer com o Kanban específico do item e na quantidade exata. “Vai produzindo aí que já trago o cartão...”
ü Somente peças boas são colocadas em estoque. Logo, elas passam por uma adequada verificação de qualidade. “Eu fiz esse boneco do Ben-10, mas ele está bom, só faltou o braço, vai ver é um primo distante do Saci...”
ü Os cartões ficam nos quadros. “Ai que droga, pisei num papel molhado aqui no banheiro, olha gente, nunca tinha visto um Kanban marrom!
Não confundir Kanban com Just-in-time!
Just-in-time é um sistema de administração da produção em que nada é produzido ou pode ir para a próxima etapa de produção (transporte) ou ainda comprado, senão na hora exata! Propicia uma grande redução de estoque. Isso diminui também o número de fornecedores, o que tem de ser analisado com cautela. Existe a necessidade de integração e treinamento dos fornecedores, para evitar eventuais problemas de fornecimento.
Ex.: Numa fábrica de automóveis as portas para o modelo XYZ deverão chegar no dia 07/04/11, às 11h22 na linha de montagem.
Utilizando Kanban e Just-in-time teremos a produção de itens com alta qualidade e na exata quantidade (Kanban) e no tempo exato (Just-in-time).
O kanban também é utilizado no Gerenciamento Ágil de Projetos (Scrum), e pode ser utilizado nas rotinas de uma empresa de forma adaptada.
É isso aí! Até o próximo post!
Comentário sobre a frase do início do post:
O kanban também é utilizado no Gerenciamento Ágil de Projetos (Scrum), e pode ser utilizado nas rotinas de uma empresa de forma adaptada.
É isso aí! Até o próximo post!
Comentário sobre a frase do início do post:
Essa frase do Thomas Hobbes é meio esquisita, né? Primeiro o camarada afirma que o homem é o lobo do homem, depois manda uma dessas...Hummm...Muito estranho! Hahahhaahaha.
Forte abraço.
Jesus abençoe seu dia.
Jesus abençoe seu dia.
João Lopes Junior
0 comentários:
Postar um comentário